quinta-feira, 12 de julho de 2012

UNI-Amacaf amplia participação em Conselhos Municipais e Estaduais

Ontem, na véspera de ser reempossado como presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Bené Ribeiro falou ao Noticiário dos Lagos sobre as atividades da UNI-Amacaf, entidade que preside e que congrega 48 Associações de Moradores e seis Ongs do município. Um dos pontos abordados, na entrevista, foi a nova dimensão que a instituição obteve após inaugurar o seu próprio programa televisivo.

Noticiário dos Lagos – Qual é a composição da UNI-Amacaf?

Bené Ribeiro – A UNI-Amacaf reúne 48 Associações de Moradores e seis ONGs do município. E temos, na direção da entidade, 28 diretores; além de estarmos representados em onze Conselhos Municipais e dois Estaduais: o CCS e o Parque da Costa do Sol.

N. dos Lagos – Como a UNI-Amacaf está orientando as suas ações?

Bené Ribeiro – Ganhamos maior visibilidade com nosso “Força Comunitária – A Voz dos Bairros”, às segundas-feiras, sem modéstia um dos programas de maior audiência na grade da Jovem TV. Levamos os presidentes e moradores do bairros para que solicitem melhorias para as suas comunidades. O que é importante é que o povo participe, também peça para ser entrevistado. Você, morador de Cabo Frio, que está  vendo que o presidente do seu bairro está omisso, você tem toda a liberdade de ir à luta.

N. dos Lagos – O trabalho da UNI-Amacaf, e dos presidentes que realmente trabalham por suas comunidades, continua dando resultados positivos?

Bené Ribeiro – Com certeza contribuímos, muito, para a solução de alguns problemas ou parte deles, sobretudo aqueles ligados ao abastecimento de água, de energia e outros, considerados básicos. Acredito, sinceramente, que melhorando as condições físicas das comunidades, também estamos melhorando a qualidade de vida dos seus moradores.

N. dos Lagos – Qual será a próxima atividade organizada aqui na sede, nesta bela Praça da Melhor Idade, no bairro da Passagem?

Bené Ribeiro – Estamos em preparativos para a IV Corrida Interbairros. Por coincidência as medalhas me foram entregues esta manhã e vamos começar a fazer as inscrições a partir do dia 20 de julho. A sede funciona de segunda a sexta, das 9h ao meio-dia. A corrida será no dia 26 de agosto. Devido ao sucesso no amo passado,  em que tivemos 200 corredores, este ano vamos abrir 300 inscrições. Basta trazer dois
quilos de gêneros não perecíveis, que serão doados a obras beneméritas da cidade. E um evento para quem gosta de correr e de ajudar os seus próximos.

Diretoria do CCS tomará posse com perfil dinâmico.


Após um ano de participação em todas as reuniões do CCS, o secretário municipal da Criança e do Adolescente, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o advogado Luís Antônio Cotias será o vice-presidente da instituição. A nova diretoria também priorizou a presença feminina, serão seis, com representantes de várias Associações de Bairros.

N. dos Lagos – O que motivou esta composição?

Bené Ribeiro – No caso do vice-presidente, ele fez palestras em nossas reuniões, explicando o que a sua Secretaria esteve fazendo pelos jovens. Ele pode falar sobre diversos segmentos e projetos que eles têm realizado. Isso esclarece a comunidade dos bairros sobre os perigos que reinam nas ruas e o que está sendo feito para minimizar essas situações. Há muitos projetos sociais para crianças e adolescentes e Cotias, na vice-presidência, tem tudo a ver com a segurança dos jovens.

N dos Lagos – Como o senhor harmoniza os dois cargos relevantes que ocupa?

Bené Ribeiro – O fato de conhecer as comunidades, através de nosso trabalho na UNI-Amacaf, facilita muito. Porque, desde que o CCS foi reativado, em 2007, o nosso papel tem sido fundamental. Eu, e os presidentes que me antecederam no CCS, dependemos dos presidentes da Associação do Bairro para realizar as nossas reuniões. Se o presidente do bairro, sobretudo os mais “pesados” onde há o domínio das facções, não se empenha, não procura a diretora da escola, dica difícil. Então, a Associação dos
Moradores abre a porta para o CCS.

N. dos Lagos – Que outras vantagens o senhor citaria?

Bené Ribeiro – Outra vantagem são os Conselhos Municipais e estaduais, onde estamos participando. Uma participação, que você mesma fez uma matéria muito boa, é a da Prof.ª Marta de São Paulo. Agora, como foi publicado no Noticiário dos Lagos, haverá quinta-feira (12), às 14h, lá no CMDCA, eleição para colocar novos representantes daquelas entidades faltosas. Tem também a convocação do secretário
municipal Carlos Victor para formar a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, nos próximos dois anos. Estaremos representados pelo José Maria Brinckmann e o biólogo Roberto Noronha que indicamos.

N. dos Lagos – Qual é a representatividade atual da UNI-Amacaf?

Bené Ribeiro – Isso é muito bacana. Hoje, nós representamos todas as Associações de Moradores da Região dos Lagos, menos Iguaba Grande, de Búzios até Araruama, porque estamos no Parque da Costa do Sol. O INEA coloca apenas um representante da região e temos a Laura e o José Maria Brinckmann. As reuniões são itinerantes e já aconteceram em vários municípios. As próximas serão em Búzios e Arraial do Cabo.

N. dos Lagos – Que realizações se destacam no seu 1º mandato à frente do CCS/Cabo Frio?

Bené Ribeiro – Cumprindo as determinações que regem um CCS, realizamos ao longo deste ano de presidência – julho 2011 / junho 2012 – doze reuniões ordinárias, cada uma em um bairro, sendo que as três últimas no 2º Distrito: em Maria Joaquina, Samburá e Aquárius; e mais três reuniões extraordinárias, na 20ª Subseção da OAB- Cabo Frio.

N. dos Lagos – A que horas e onde será a sua posse?

Bené Ribeiro – Será às 9h, no 25° Batalhão de Policia Militar, com a presença do Comando do Coronel PM Gilmar Barros e de toda a diretoria.

Agenda da UNI-Amacaf no segundo semestre de 2012

Na agenda consta a palestra sobre a LIE - Lei de Incentivo ao Esporte, dia 27 de julho, na OAB-Cabo Frio, das 15h às 19h, pelo Prof. Paulo Vieira, coordenador geral da LIE- Ministério do Esporte. Inscrições com a da Prof.ª Marta de São Paulo, vice-presidente da UNI-Amacaf, pelo email: martapef@gmail.com/. O evento é organizado pela Associação dos Profissionais de Educação Física da Região dos Lagos.

A diretoria e membros da UNI-Amacaf estão festejando a Lei que cria o Dia Municipal das Associações de Moradores, a ser comemorado em 2 de junho, aprovada pelo prefeito Marquinho Mendes e sancionada pela Câmara dos Vereadores.

A reportagem também foi diretamente informada, por Jocilei Silveira Lima, o Godo, presidente da Associação de Moradores de Botafogo, no 2º Distrito, que começaram os preparativos para a tradicional Festa da Farinha e da Mandioca. O evento faz parte do calendário oficial de eventos do município e conta com farta gastronomia típica, artesanato e shows.

Texto e fotos: Sylvia Maria (Noticiário dos Lagos – 11.07.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...