quarta-feira, 13 de julho de 2011

Homenagem a José Casimiro

Poeta é pioneiro do movimento comunitário em Cabo Frio

Texto / Foto: Sylvia Maria

Em homenagem a José Casimiro, falecido no último dia 4 de julho, o presidente da UNI-Amacaf, Bené do Village, lembra um fato menos conhecido da vida pública deste exímio poeta e relevante cidadão.

- Nem todos sabem que o poeta José Casimiro foi um dos fundadores da nossa entidade, ao lado do Dr. Ivo Saldanha, do irmão João Casimiro, de Dráusio Sólon e este Bené. Justamente em 1983 foi criada esta Associação da qual o Ivo foi presidente durante muito tempo. Depois o cargo passou para o Sr. Antônio Rodrigues, da Gamboa. Cinco ou seis anos depois fundamos a Federação e mais vinte e poucas Associações. O Dr. Ivo queria que a sociedade se organizasse, em Cabo Frio, porque aqui não se falava em trabalhos comunitários e Associações de Bairros. Coube a nós fazer as fundações em vários bairros como São Cristóvão, Boca do Mato, Jacaré, Aquarius no 2° Distrito. Poderíamos enumerar cerca de 25 Associações que foram criadas entre 1987 e 1988. Nesse período eu fui presidente da Associação da Praia do Siqueira.

- Passados alguns anos, as Associações de Moradores caíram no ostracismo e a maioria desapareceu. Só ficou a da Praia do Siqueira, do Braga, do Jacaré e de Aquarius. Todas as outras entraram em colapso, foram para a gaveta. Viajando no tempo, em 2004, com a presença de Marcos Mendes – eleito para seu 1° mandato como prefeito -, ele incentivou as Associações de Moradores. Aí nós nos assanhamos, nos reunimos em São Cristóvão, fizemos chapa, nos unimos em termos da Federação, lutamos, houve o primeiro atrito entre a Federação e os associados por motivos vários. Ou seja: o que tinha tudo para ser flores, tornou-se espinhos. Resolvemos nos separar e, como já havia a Amacaf, conseguimos em cartório registrar o nome de “União Federativa das Associações de Moradores”. Veja como a contribuição do nosso querido José Casimiro, e dos demais do grupo inicial, criou raízes e se multiplicou em muitas sementes.

A ONG “Gotas do Saber”, sob responsabilidade do engenheiro José Arthur, parceira da UNI-Amacaf, acaba de inaugurar mais uma biblioteca na sede da Associação de Moradores do bairro Guarani, destaca Bené: 

- Ela recebeu o nome de Biblioteca Flávio Fontani, falecido recentemente, que foi o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio (CCS/CF) anterior ao José Maria Brinckmann. Provavelmente faremos uma homenagem semelhante para o nosso saudoso poeta José Casimiro.
         
CCS/CF terá novo presidente

Bené do Village aguarda que os conselheiros natos do CCS/CF - o Comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar e o titular da Delegacia Policial-126ª DP de Cabo Frio - marquem a data da sua posse, e diretoria, como presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, visto que a UNI-Amacaf foi a única entidade que apresentou chapa dentro do prazo, 29 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...