Em 8 de março último, Dia Internacional da Mulher, o presidente da UNI-Amacaf, Bené Ribeiro – o Bené do Village -, acompanhado por vários diretores, marcou um encontro com os presidentes e representantes das Associações de Moradores na sede do Sindicato dos Estivadores de Cabo Frio, com agradecimentos ao seu presidente Valério Alex Mendonça por ceder este espaço.
A Prof.ª Marta de São Paulo, vice-presidente da UNI-Amacaf, abordou a prática da educação física nas escolas; a representante da Fundação Ulisses Guimarães falou dos cursos de qualificação oferecidos pela instituição; a representante da Prolagos apresentou o projeto “Prolagos do seu Lado”, destacando que várias solicitações de Associações de Moradores sobre fornecimento de água em suas comunidades serão atendidas nos próximos meses; o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dr. Francisco José, apresentou um projeto da pasta; e o cabo Ricardo Augusto, do 18º GBM - Cabo Frio, explicou os objetivos do projeto que visa preparar os cidadãos para atuar na Defesa Civil.
Lembrete - Além de presidente da UNI-Amacaf, Bené Ribeiro é presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio. Não percam as reuniões mensais do CCS, que são itinerantes. A cada mês elas acontecem em um bairro diferente, sempre procurando chegar mais perto das comunidades.
Educação Física e a Resolução Nº 7
- O Bloco sai no carnaval, mas está em ação o ano todo para valorizar a profissão em si e o profissional de Educação Física. O resultado final é sempre garantir qualidade e segurança para a prática das atividades físicas de nossas crianças – disse Marta em entrevista exclusiva ao jornal Noticiário dos Lagos.
A professora conhece profundamente o assunto por atuar em diversas entidades representativas da Educação Física. Além de presidente do Bloco Carnavalesco Educação Física do Brasil, também preside o Conselho Regional de Educação Física (CREF) do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e é diretora da APF Lagos – Associação dos Profissionais de Educação Física.
- Estamos em uma campanha, lançada por nosso Bloco durante o carnaval, sobre uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB) que tem a pretensão de colocar o professor das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dando aulas de Educação Física aos alunos.
A referida resolução – Nº 7 - de 14 de dezembro de 2010, institui que “Professora da Classe poderá lecionar Ed. Física e Artes para os 1ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental”.
Em relação à formação profissional, a resolução menciona: “A professora da classe do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, formada em Pedagogia, poderá também lecionar as aulas de Educação Física e Artes, do mesmo modo que faz com a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. O único componente curricular que não poderá lecionar é a língua estrangeira, cabendo ao licenciado”.
- Procuramos viabilizar uma manifestação popular para que essa resolução não chegue a existir, na prática, em qualquer escola deste país.
Segundo a Prof.ª Marta, a resolução fere vários princípios e direitos: os professores do Ensino Fundamental, já bastante sobrecarregados pelas tarefas habituais e cargas horárias pesadas; o numeroso contingente de professores de Educação Física, formados em faculdades, que perdem espaço para exercer a profissão; e os alunos que passariam a receber aulas por professores competentes em Pedagogia, mas incapacitados quanto aos quesitos próprios da Educação Física.
Para a Prof.ª Marta o grande risco contido nesta resolução, e que a inviabiliza, é em relação aos alunos. Desenvolver atividades físicas com crianças, sem conhecer os procedimentos adequados a essas práticas, pode causar lesões físicas nos alunos, algumas até graves.
Neste sentido, Marta de São Paulo faz um alerta aos professores e pais de alunos para que fiquem atentos ao andamento da resolução, colocando-se à disposição dos interessados em obter informações mais detalhadas. Com o mesmo objetivo ela está divulgando e passando o abaixo-assinado «Em Defesa da Educação Física na Escola», que pode ser assinado em http://www.peticaopublica.com.br /.
Texto e fotos/Sylvia Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário