sábado, 10 de dezembro de 2011

Patrícia Cardinot, colaboradora assídua da UNI-Amacaf, com o presidente da entidade, Bené do Village.



Um comentário:

  1. Todos temos que ficar atentos aos sintomas da meningite. Sintomas da Meningite

    Meningite Viral

    Nas meningites causadas por vírus, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, e ficam irritadas. Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.

    Meningite Bacteriana

    A meningite causa por bactéria é mais grave e deve ser tratada imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos – que nesse caso chamamos de meningite meningocócica –, pneumococos e hemófilos. Esses tipos de meningite são transmitidos pelas vias respiratórias ou associados a quadros infecciosos de ouvido – já que a bactéria Haemophilus influenzae tipo B, que causa infecções no ouvido, também pode afetar as meninges.

    Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito.

    Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.


    Patricia Cardinot
    Conselheira do Conselho Municipal de Saúde
    Conselheira do Conselho de Habitação de Cabo Frio
    Diretora do CCS Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio
    Diretora Social da UNI-AMACAF

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...